ESCREVA UM COMENTÁRIO! Clic Aqui

terça-feira, 31 de março de 2009

Universidade Federal de Roraima forma turma de professores indígenas
Índios concluíram curso de Licenciatura Intercultural.Festa de formatura teve cantos e danças tradicionais de várias tribos.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Roraima



A Universidade Federal de Roraima formou a primeira turma de professores indígenas do país. No total, 38 índios de sete etnias concluíram o curso de Licenciatura Intercultural e vão trabalhar nas aldeias. “Nós esperamos que os professores formados na Licenciatura Intercultural resgatem e contribuam para manter vivos os valores desses diferentes povos que eles representam”, afirmou a pró-reitora de graduação da UFRR, Ednalva Dantas. A festa de formatura aconteceu dentro de uma aldeia, mas tudo de acordo com as tradições, com cantos e danças tradicionais de cada tribo. Os formandos vestiram trajes típicos e se prepararam para o rito de passagem.


Na cerimônia, o ancião da aldeia recebeu os índios que retornavam para a comunidade e deu permissão a eles para disseminarem o conhecimento adquirido na faculdade. “A universidade nos devolve para a nossa comunidade. Devolve com conhecimentos e compromisso, da mesma forma que fomos, mas com conhecimentos ampliados”, disse a formanda Pierlangela Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário